segunda-feira, 16 de março de 2009

Global Wellness

Para mais informações sobre quiroprática visitem o site www.globalwellnesscentres.com

domingo, 15 de março de 2009

Escoliose II





































Escoliose I











Que formação possuem os especialistas em Quiroprática?

•Os especialista em Quiroprática frequentam um intenso programa de estudo e de formação académica, semelhante ao dos médicos tradicionais, nas áreas da Anatomia, da Fisiologia ou da Neurologia. Para além disso a sua formação académica de base dá particular enfoque às práticas de nutrição, exercício físico e alternativas naturais aos medicamentos. Os Quiropráticos desenvolvem ainda competências de domínio de diversas técnicas, muitas dela com uma forte componente tecnológica. Os especialistas em Quiroprática têm vindo a crescer em todo o mundo, espelhando o facto da Quiroprática ter sido adoptada como uma forma eficaz de promoção do bem estar. A Quiroprática é considerada a profissão do futuro. Um dos Países mais desenvolvidos em Quiroprática é o México ( existem 42 mil Quiroprátas para 150 milhões de doentes).

Quiroprática em Portugal

•Actualmente a quiroprática em Portugal está pouco desenvolvida e ainda não há portugueses formados em quiroprática em Portugal. No nosso país existem dois centros de quiroprática reconhecidos pela associação portuguesa de quiropratas: Global Wellness de Carcavelos e Global Wellness do Parque das Nações em Lisboa. Num futuro próximo abrirá uma faculdade de quiroprática em Portugal na Universidade Católica em Lisboa. Esta faculdade será fundada por um Quiroprata Norte-Americano, Dr. Andrew Hatch (pioneiro da quiroprática em Portugal).

Quanto tempo levarei a melhorar?

•A quiroprática acredita que o bem estar está directamente relacionado com um estilo de vida saudável: coluna saudável, exercício físico e alimentação equilibrada. Os ajustamentos quiropráticos devem ser encarados numa perspectiva preventiva e não apenas curativa. Só assim se pode garantir o bem estar de forma continuada. O período de recuperação do paciente está dependente de vários factores: tempo de duração dos sintomas, se já submetido a uma cirurgia, se faz exercício físico com regularidade ou não, se cumpre ou não as recomendações do seu Quiroprático, a gravidade da sua situação e da história clínica que lhe está associada. Após a cura o doente deverá continuar a fazer quiroprática de modo a manter o seu bem estar e consequentemente a coluna saudável.

Quanto custa um Programa de Quiroprática?

Apesar de ser um tratamento muito benéfico para a saúde, a mensalidade do mesmo não está ao alcance da maioria das pessoas

A Quiroprática é segura? Os ajustamentos da coluna provocam dor?

•Esta prática é tão segura para crianças renascidas, como para adultos que sofrem de osteoporose avançada. A correcção da coluna, conseguida através do alinhamento ou ajustamento de cada vértebra é um processo absolutamente indolor.

Tecnologia Pro-Adjuster

•Grande parte da quiroprática é feita através de massagens manuais nas vértebras ou zonas afectadas. A tecnologia Pro-Adjuster é rápida, segura e absolutamente indolor. Durante a sessão de ajustamento o Quiroprático aplicará os impulsos de ressonância do Pro-Adjuster nas vértebras ou áreas afectadas, com auxilio de equipamento próprio, observando os efeitos correctivos dos mesmos através do computador. Através deste processo a pessoa é sujeita a um ajustamento suave e eficaz nessa área da coluna, reduzindo-se ou eliminando-se a subluxação existentes, com todos os benefícios daí decorrentes. Para além dos benefícios efectivos ao nível do funcionamento do sistema nervoso, o ajustamento também aliviará a dor.

O que é uma subluxação?

•É uma pressão sobre um nervo que decorre do desalinhamento de uma das vértebras da coluna. Esta situação pode originar desde um simples mau estar até a um conjunto de sintomas muito variados, tais como: dores de cabeça, sinusite e alergias, cansaço, perturbações no sono, entre outras.
•Muitas situações, tais como um acidente, uma má postura, uma dieta incorrecta, falta de exercício, danos provocados pelo parto, stress ou outros podem originar subluxações. Praticamente todas as pessoas, em alguma altura da sua vida, acabam por ter essa experiência mas, em muitos casos, os sintomas só aparecem mais tarde.

Objectivo da Quiroprática

•É objectivo da Quiroprática descobrir e eliminar as causas subjacentes às interferências no sistema nervoso (subluxações) promovendo o Bem Estar, e não esconder apenas os sintomas (dor), uma vez que a ausência de sintomas não é sinónimo de boa saúde!

O que é a Quiroprática?

•A QUIROPRÁTICA é uma ciência que se baseia no facto científico de que o sistema nervoso afecta e influência todas as funções do corpo humano.
•O sistema nervoso percorre todo o nosso corpo e os nervos que o constituem transmitem impulsos químicos e eléctricos que promovem o funcionamento do nosso corpo. Quando isso acontece sem que o sistema nervoso seja submetido a interrupções ou a interferências do exterior, então o corpo tem a capacidade de funcionar num estado quase perfeito, que se traduz em saúde e bem estar. Se se verifica alguma interferência, o sistema nervoso não conseguirá enviar nenhum sinal ou só enviará uma parte da informação.

•Assim, qualquer interferência no sistema nervoso, causada por uma ou mais subluxações das vértebras da coluna, afectará negativamente a forma como este se relaciona com os órgãos e com as diferentes funções do corpo humano.
•A Quiroprática parte do princípio de que o corpo humano tem uma estrutura e uma organização complexa, tendo a capacidade de salvaguardar o seu Bem Estar, desde que lhe sejam dadas as oportunidades e as circunstâncias adequadas.

Curiosidades

  1. cerca de 90% da população mundial tem problemas relacionados com a coluna (Cifose, escoliose, lordose).
  2. Desses 90%, 75% nem sabe que tem o problema.
  3. Escoliose deriva da palavra escola.
  4. Os coletes de correcção de escoliose custam entre os 500€ e os 1200€ (em Portugal);
  5. estes cletes são fabricados nos Estados Unidos da América e readaptados nos centros ortopédicos;
  6. O Estado Norte Americano disponobiliza os coletes de correcção de escoliose totalmente, gratuitos.

Prós e contras da Cirurgia

Apesar de ser o tratamento mais utilizado pela comunidade médica para corrigir a escoliose. Esta cirugia comporta inúmeros riscos, tais como:

  1. Morte do paciente;
  2. Risco de paralisia cerebral;
  3. Risco de ficar paraplégico ou tetraplégico;
  4. Rejeição do organismo às barras de alumínio, pois são elementos invasivos e, este pode rejeitá-las, provocando uma infecção;
  5. Questões estéticas;
  6. Perda de mobilidade.

Apesar de ter inúmeros riscos, a cirurgia possibilita que o paciente se sinta bem consigo mesmo. E está indicada apenas em casos extremos ou seja, cuja curvatura está acima dos 40º.

Caso, o paciente recuse ser operado, poderá no futuro ter graves problemas cardíacos e pulmonares.

Uso de coletes

  1. Os coletes são apenas indicados para pacientes que tenham uma curvatura compreendida entre os 15º e 40º (ângulo de Cobb);
  2. Existe uma grande variedade de coletes. No entanto, os mais utilizados são o "Boston" (casos menos graves) e o "Milwakee" (curvaturas mais acentuadas).

(os coletes encontram-se nas imagens)

Correcção

  1. A nível médico, as soluções passam pelo uso de colete ou cirurgia, nos casos mais avançados ou que não reagem ao uso do colete;
  2. A nível de fisiterapia, pode-se usar várias abordagens para ajudar a corrigir a escoliose, mas a maior parte delas, requerem muito tempo e os resultados não costumam ser muito sigificativos;
  3. A natação, é também um bom método, uma vez, que proporciona relaxamento e fortalecimento muscular;
  4. Existem ainda, outras abordagens, tais como: massagem, osteopatia, quiroprática, entre outras;
  5. Nos últimos anos, a cirurgia é o tratamento mais utilizado pela comunidade médica para corrigir a escoliose. As outras soluções vão progressivamente, caindo em desuso devido, aos seus fracos e / ou lentos resultados.

Como prevenir?

  1. Estar sempre atento a qualquer alteração física;
  2. Praticar exercício físico com frequência, trabalhando ambas as partes do corpo de forma simétrica;
  3. Manter sempre uma postura correcta e equilibrada quer durante o sono quer quando estamos acordados;
  4. Sensibilizar a comunidade para aexistência deste problema (principalmente, a comunidade educativa, devido ao escesso de peso das mochilas a que as crianças / jovens estão sujeitos);
  5. Durante a puberdade, os pais devem realizar regularmente radigrafias à coluna dos seus filhos.

Como detectar?

Quando as pessoas estão dobradas verificar se:
  • As costas estão simétricas ou se um dos lados está mais desenvolvido que o outro;
  • Um ombro ou área do ombroestá mais elevado que o outro;
  • A bacia ou zona lombar fica mais elevada de um lado do que o outro;

Outros sinais que podem mostrar que algo não está bem são:

  • Um ombro mais alto que o outro quando se está em pé;
  • Uma perna mais curta que a outra;
  • Postura errada quer em pé quer sentado.

Normalmente, detecta-se na praia.

Causas

A escoliose pode ter inúmeras causas, contrariamente ao que, vulgarmente, se costuma afirmar:
  1. Má postura fetal;
  2. Parto difícil;
  3. Problemas emocionais dos pais aquando da gsetação ou do crescimento da criança;
  4. Perna curta;
  5. Bacia desnivelada;
  6. Problemas viscerais;
  7. Quistos energéticos;
  8. Desequilíbrios ou problemas musculares;
  9. Problemas afectivos e emocionais;
  10. Más posturas;
  11. Peso excessivo das mochilas;
  12. Outras causas que dependem da capacidade e experiência do profissional em as detectar e corrigir.

Tipos de escoliose

1. Idiopática: hereditária na maioria dos casos. Provavelmente, trta-se de uma herança multifactorial. É o tipo de escoliose mais comum, podendo aparecer em qualquer faixa etária.
2. Congénita: não é hereditária, mas sim uma alteração ocorrida no período embrionário.
3. Postural: frequentes em adolescentes, as curvas são ligeiras e desaparecem por completo com a flexão da coluna vertebral.
4. Secundária e dissimetria: a diferente longitude dos membros inferiores levam a uma obliquidade pélvica e secundariamente, a uma curva vertebral. A curva desaparece quando o paciente se senta ou ao compensar a dissimetria com a alça do sapato.
5. Ciática: secundária a uma hérnia discal, pela irritação das raízes nervosas.
6. Histérica: requer tratamento psiquiátrico.
7. Inflamatória: em casos de apendicite ou abcessos perifrásticos.

O que é a escoliose?

É um desvio tridimensional da coluna, ou seja, para além de desviar para um dos lados também faz rotação e inclinação. É frequente existir mais do que um desvio da coluna. Por norma, um dos desvios é o problema, sendo o outro a compensação.

Objectivo do blogue

Com este blog pretendo informar e interagir com pessoas que se encontram na mesma situação que eu.